De acordo com o autor o texto mostrar a diferença do modo de ver o corpo na época medieval e moderna.
O texto aborda uma perspectiva histórica, pois relata os acontecimentos e pensamentos dos gregos e romanos na concepção do corpo. O período medieval marca uma fase muito obscura para as manifestações esportivas e culturais, com as transformações sociais e o crescimento do cristianismo, acelerava o fim da atividade gímnico – esportivo com esses acontecimentos quase a educação física chega ao seu fim.
Durante muito tempo o cristianismo é perseguido, mas logo torna- se a religião do império romano através de Teodósio, o mesmo que também por influência da igreja em 393 D.C. suprime com os jogos olímpicos da antiguidade.
A igreja católica que por sua vez representava a unidade política mais forte da época medieval, obtendo boa parte das terras do mundo feudal, sendo a maior dos senhores feudal. Essa sociedade não via nenhuma virtude no trabalho humano, justamente por se caracterizar como uma atividade física. Esse tipo de trabalho era visto como um castigo, quem trabalhava assim seguia a vontade de Deus para pagar os pecados cometidos e salvar a sua alma.
No meio da idade média e moderna aparece na história o renascimento que é caracterizado justamente por um período de manifestações intelectuais e culturais que evidencia uma civilização.
O renascimento é uma época contraditória ao feudal por sua concepção de homem. Mesmo sem se descuidar da religião, o homem, ele volta se inspirar na antiguidade clássica valorizando assim a realização terrena e confrontando as concepções medievais que tem como única preocupação a salvação da alma.
Este movimento traz novamente o homem as suas manifestações humana, marcada pela volta da educação física, representando assim uma nova forma de organização social. O ressurgimento da educação física gera preocupações com o corpo e a valorização do individuou.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Do Corpo Medieval ao Corpo Moderno
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prezado Adriano,
Está faltando os seguintes resumos: "O labirinto" e "História da cinesiologia".
O prazo é até quinta-feira.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.
Postar um comentário